13 de out. de 2010

Parabéns! União dos Palmares-AL, pelos 179 anos de Emancipação Política.

Foto: José Marcelo
        Hoje, 13 de outubro de 2010, este município está completando 179 anos de Emancipação Política. São 179 anos de muita, mas muita história.
        História de um povo humilde, de um povo trabalhador, de um povo honesto, de um povo guerreiro, de um povo descendente do quilombola Zumbi dos Palmares, enfim, de um povo. Essas são as verdadeiras marcas de quem realmente ama e se preocupa por esta terra. A terra a quem chamamos de "Terra da Liberdade".
Liberdade? O que significa liberdade? O que, de fato, é liberdade? Liberdade é o que o palmarino deseja desde os seus primórdios. Muito bem antes do tempo em que nós éramos chamados de "macaquitos da Imperatriz".
        Nós queremos ser livres. Ser, de fato, emancipado. Mas, cadê o Zumbi? Cadê o Ganga-Zumba? Onde estão os quilombolas? Acho que só eles se preocupavam com a tal da liberdade.
A tal da união, que tem em seu nome, não existe e nem nunca existiu. Mas, quem sabe um dia os palmarinos entendam o real significado da palavra e decida fazer jus a ela. Decida se unir. Mas, o que será mesmo que quer dizer união? Você sabe? O nosso município ainda não merece esse nome.
        Infelizmente o momento que o nosso município passa não é bom. União está se tornando pequena. Coisa que nunca foi e nem nunca será. Mas, mesmo com todas essas dificuldades, de um coisa eu tenho certeza, devemos ter fé e continuar acreditando e querendo cada vez mais um futuro realmente melhor para o nosso município.

Fonte: Blog a terra da Liberdade

Um comentário:

  1. É uma pena que mesmo com 179 anos de Emancipação Política,União dos Palmares continue sendo a terra da escravidão. Lógico que o assunto é outro, mas, o que diria Zumbi se visse em que o seu Quilombo dos Palmares se transformou?

    ResponderExcluir